top of page
Buscar
  • Foto do escritorRSC NEWS

II EDIÇÃO DE GINCANA SPAECE/SAEB MOVIMENTA RSC

Atualizado: 11 de nov. de 2023

Em momento único, dinâmico e participativo, instituição estadual de ensino juazeirense, EEEP Raimundo Saraiva Coelho(RSC), executa ações voltadas para o Spaece, Saeb e Enem.


Por Giovanna Nattália (1ºC Desenho) e Gabriel Braga (2ºB Finanças)

Auditório da Ep RSC - Gincana Spaece/Saeb 📸Gabriel Braga

No dia 17 de outubro de 2022 acontecia, no auditório da escola profissionalizante Raimundo Saraiva Coelho (RSC), a culminância da 1ª edição da gincana de conhecimentos. Hoje, há um ano, na sua 2ª edição, o projeto - que é sucesso entre os alunos e gera bons resultados - fora idealizado pela área Linguagens e códigos e executado interdisciplinarmente com a Matemática e apoio dos demais professores e tem como objetivo trabalhar os conteúdos cobrados nas avaliações externas: SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará), Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), de uma forma dinâmica e de modo a engajar os alunos.


Nestas duas últimas semanas, a programação de culminância da gincana "Esquenta Spaece/Saeb" contou com diversas atividades, entre elas caça ao tesouro, torta na cara, tabuleiro humano, etc. Nesta terça-feira(17/10/23), logo nas primeira aulas, houve a prova "Caça ao tesouro", que foi executada nas dependências da escola, durante a qual os alunos precisavam encontrar as perguntas de conhecimentos específicos(Português/Matemática), escondidas (os tesouros), seguindo as pistas localizadas em QrCodes espalhados pelo pátio da instituição. Depois disso, as equipes, representantes de cada série, precisam correr para entregá-las ao capitão do time, o qual as levavam até a mesa para outro grupo respondê-las.

Esse momento foi descrito por alguns alunos como especial e de muita adrenalina, pois lhes exigia desenvoltura e rapidez para encontrar o maior número possível de perguntas e respondê-las corretamente com a cooperação de suas equipes. Para Emilly Maria, aluna do curso de Edificações, 3ª ano A, essa prova foi "muito dinâmica, cheia de emoção e muito marcante, o que foi ótimo para nos tirarmos um pouco da pressão também. Praticar em grupo, com muita competitividade, foi uma ótima experiência".


Já depois do intervalo, às 9:30h, com as turmas concentradas no auditório, houve a prova

Estudantes no auditório da Ep RSC aguardando o início do Torta na Cara 📸Gabriel Braga

"Torta na Cara". Nessa dinâmica, cada equipe representante de uma sala (3ºA, 3ºB, 3ºC e 3ºD) deveria responder corretamente, em até 2 minutos, a uma pergunta secreta, desvendada após definir, por meio da máquina "passa ou repassa", qual seria o jogador de cada rodada .


A alegria tomou conta do ambiente. João Vinícius, aluno do curso de Finanças (3º ano B) disse que, para ele, o "Torta na cara" foi a dinâmica mais divertida e engraçada, porque juntou a adrenalina de não levar 'tortada' com o anseio de acertar mais questões e, consequentemente, ganhar mais pontos para vencer a gincana. É muito bom! As turmas bem engajadas e torcendo para suas equipes participantes, é muito contagiante!".


A estudante Pâmela, do curso de Transações Imobiliárias (3ºD), disse que "a gincana muito dinâmica e bem preparada. A experiência foi ótima e bastante divertida, principalmente, porque, além de incentivar a educação, também foi promovido o trabalho em equipe, que é muito necessário entre os alunos".


Veja aqui abaixo os melhores momentos:

Vídeo execução da prova Torta na cara - 📸Gabriel Braga


A EXECUÇÃO DA GINCANA

Conversamos com Gervaní Magalhães, professora de Português/redação e Coordenadora da área de Linguagens(PCA), a qual explicou que as ações dessa gincana são iniciadas logo no primeiro semestre do ano, após os dados obtidos por meio de testes de sondagem internos serem confrontados com os da "Avaliação Diagnóstica" do SISEDU/Seduc. Identificadas quais são as defasagens no conhecimento dos alunos e quais deles se encontram nos níveis "muito crítico" e "crítico", explica a docente, a equipe de professores das duas áreas (Linguagens e Matemática) inicia as ações de Recomposição das Aprendizagens, com nivelamentos realizados semanalmente/quinzenalmente nas aulas de HEs (Horário de estudo) e de PIs (Projeto Interdisciplinares).


Ela explica ainda que, a partir daí, se inicia a primeira tarefa da gincana: a turma com melhor desempenho e rendimento na avaliação seguinte, já garante 100 pontos para a gincana. "Isso faz com que os estudantes se engajem para resolver com mais responsabilidade às questões propostas no teste e tenhamos um resultado mais real possível, para assim, reavaliarmos e intensificarmos os nivelamentos com aqueles estudantes que não avançaram" - afirma.


Além dessas atividades de nivelamento, a escola RSC desenvolve, ao longo do ano, várias dinâmicas voltadas para o desenvolvimento dos alunos, como a gameficação e a gincana de conhecimentos, que envolve mais os alunos e dinamiza o estudo de disciplinas consideradas difíceis para muitos deles.


Conversamos também com o professor de matemática da RSC, Francisco Leonardo, que é PCA da área, sobre esse trabalho. Segundo ele, a gincana é muito "muito interessante, pois ela aproxima as disciplinas críticas (no caso de matemática e português), fazendo com que elas estejam juntas, interdisciplinarmente, além de possibilitar o trabalho em equipe entre as turmas, a união, o foco das turmas para buscar o objetivo, que é a vitória, sem falar na resolução das questões, de forma dinâmica, divertida, descomplicando o ensino desses conteúdos. Então, eu considero a gincana como um fator extremamente lúdico, interessante e, pedagogicamente falando, riquíssimo".


Durante o todo o mês de setembro, acompanhamos na escola a execução da prova "Perguntas surpresas" e a dos "Balões", as quais foram realizadas nos intervalos da manhã. Nessas ações, duplas de alunos, previamente inscritos, deveriam responder a uma pergunta de português e uma de matemática por semana, durante 4 semanas, cada acerto valendo mais 20 pontos.

Já no mês de outubro, acompanhamos também a prova "Tabuleiro Humano" que foi sucesso entre os alunos, por ser muito divertida. Realizada no dia 09/10, na quadra esportiva, essa tarefa exigia dos estudantes - indicados pelas suas respectivas turmas - além do conhecimento e concentração na resolução das perguntas sorteadas, sorte para não "pegar" uma prenda/mico ou bomba. Confira:

Vídeo da execução do Tabuleiro humano 📸Gabriel Braga


Para Gerlane Lemos, professora de matemática dos 3º anos, "a gincana educacional desenvolvida na EEEP Raimundo Saraiva Coelho foi de suma importância por se tratar de uma ferramenta de aprendizado eficaz para os alunos, estimulando a competição saudável, aumentando a motivação para aprender e dominar os conteúdos críticos. Desse modo, houve engajamento deles nas atividades propostas, como resolução de problemas, trabalho em equipe e aplicação prática do conhecimento adquirido, bem como desenvolver nos estudantes as habilidades socioemocionais - pois além do conteúdo, a gincana ajudou os alunos a desenvolver habilidades como trabalho em equipe, comunicação, resolução de conflitos e liderança. E por fim preparou os nossos alunos para avaliações formais, pois de forma dinâmica e divertida, os alunos ganharam experiência em responder as perguntas desafiadoras e poderem se sentir mais confiantes ao enfrentar exames padronizados, como os do SPAECE/SAEB/ENEM".


De fato, como resultado positivo dessas ações, no ano de 2022, por exemplo, a escola Raimundo Saraiva Coelho conseguiu excelentes resultados no Spaece, garantindo as melhores classificações quando comparada ao desempenho estadual, regional(crede 19) e municipal - conforme dados do próprio site Spaece . veja:

Além disso, a instituição finalizou o ano letivo [2022] com quase 90% dos alunos (3º série do ensino médio) nos níveis intermediário e adequado em língua portuguesa, além da diminuição significativa dos números percentuais do nível "muito crítico" em matemática.


Sendo assim, a escola RSC, por meio de todas essas ações e de todo o árduo trabalho desenvolvido, espera continuar garantindo avanços na educação de seus estudantes, e consequentemente, nos resultados de 2023 e nos posteriores.


Ao fim das atividades da Gincana de conhecimentos, conversamos com o aluno João Paulo, líder da turma vencedora, Desenho da Construção Civil (3º ano C) e lhe pedimos para falar da sua impressão sobre a gincana:

"[Essa gincana] foi extremamente importante, pois induziu os alunos a se esforçarem juntos para aprender [os conteúdos] e competir de forma equilibrada, e isso garantiu o nosso desempenho nas provas [da competição]. Devo dizer que, após a gincana e os momentos de descontração, os alunos estavam muito menos nervosos para realizar o teste no dia seguinte[Spaece], o que com certeza, ajudou bastante no melhor desempenho na prova para eles. Além de tudo isso, ganhar a gincana [o prêmio] foi maravilhoso".


Lembrando que o 1º lugar ganhou um rodízio de Pizza na Pizzaria Forneria Premium. Veja:

Turma vencedora (3C) no rodízio de pizza - 🎥 Isael (coordenador escolar)






bottom of page