top of page
Buscar
  • Foto do escritorRSC NEWS

EP RSC realiza 9ª edição da feira das profissões

Instituição de ensino da rede estadual em Juazeiro do Norte, Raimundo Saraiva Coelho (EEEP RSC), oferece experiência imersiva nos cursos da formação profissional durante feira das profissões.


Autoria: Emanuely P. Muniz, Maria Beatriz Silva, Pablo e Thaís Marinho (2º ano Design de Interiores)

Edição Profª. Gervaní Magalhães

Stand do curso Técnico em Transações Imobiliálias (TTI) 📷 Profª Ana Flávia


Aconteceu no dia 09 de dezembro de 2023, na EP RSC, a culminância da 9ª

Feira das Profissões. Esse projeto acontece anualmente e tem como objetivo principal apresentar os cursos ofertados pela instituição, para a comunidade e, sobretudo para os alunos concludentes do 9º ano do ensino fundamental que estão prestes a ingressar-se no ensino médio.


No decorrer de toda a feira, desta edição, (tanto nas semanas que a antecede, quanto no dia da culminância) houve a execução de diversas atividades educacionais, desde "tour" (de alunos visitantes) pelos laboratórios e pelas dependências da escola; a demonstração sobre a rotina e de materiais utilizados em cada curso, permitindo que os futuros estudantes possam conferir de perto como funciona o cotidiano acadêmico na escola e como será o campo de atuação no mercado de tabalho.


Além dessas atividades supracitadas, a feira das profissões busca também despertar, nos estudantes veteranos da instituição, o conhecimento, a valorização e a qualificação profissional, uma vez que durante a preparação dos stands e durante a exposição na feira, eles precisam conhecer seu próprio curso, para explicá-lo em detalhes para o público visitante.


Para o coordenadora do curso de Finanças, Tamires, a feira das profissões é essencial pois promove interação entre escola e a comunidade, e entre os níveis de ensino fundamental e médio. É também troca de aprendizado e de experiências entre os discentes colegas da própria instituição, afirma. Para os discentes saraivanos, no ano de 2023, também foram ofertadas palestras e oficinas, com o intuito de auxiliá-los na suas respectivas áreas de atuação, por exemplo: Oficina de Canvas para melhorar o Marketing digital no mercado imobiliário e em outras áreas; Oficina de DesignCraft; Oficina de SKETCHUP - Criação de ambientes em 3D; Oficina de criação de planilhas de fluxo de caixa no Excel e palestras sobre "O uso do georreferenciamento em projetos da engenharia civil" e sobre "Marketing profissional - A importância das redes sociais para você".



Sobre os cursos técnicos ofertados pela escola

1.Desenho da construção civil

O profissional técnico em Desenho da construção civil atua em áreas ligadas à arquitetura, como na elaboração de projetos arquitetônicos, desenhos de construções prediais, estradas, obras de saneamento, estruturas instalações hidráulicas e elétricas, redes em meio anaógico e digitais, planeja projetos calculando custos, analisando croquis. Além disso, cria maquetes e modelos AutoCAD - usados para representação gráfica de plantas baixas, cortes e detalhamentos - SketchUp, programa 3D que representa edificações de formas realistas apresentando modelos e tendo uma representação e perspectivas do projeto para o cliente - e o CAD, representando de uma forma mais técnica, tendo matérias relacionadas a cores representação gráficas, conforto e segurança.

Stand do curso na feira

Durante a exposição nos stands da feira das profissões, a estudante Ana Clara, do 2° do curso, relata que suas experiências com a ampliação do conhecimento sobre as cores e perspectivas de mundo ao seu redor. Para ela, "algumas pessoas vão para escritórios a fim de fazer projetos no AutoCad e SketchUp, criar documentos. Já outros profissionais preferem ir a obra para acompanhar de perto e auxiliar os engenheiros e arquitetos na execução e término da obra", conclui.


2.Edificações

O profissional técnico nessa área trabalha também, não só com desenvolvimentos de projetos e design de estruturas, como o curso é ligado à área da Engenharia Civil, faz cálculos de orçamentos para construções, tipos de cimentos, cronogramas de execuções de obras, coordenação técnica de serviços, tais como acompanhamentos de construções, recebimento de materiais, além de fazer topografia e equipamentos utilizando, diversos tipos de metragens. Algumas matérias estudadas no curso são:

Stand do curso na feira

Desenho Técnico e Projetos; Materiais de Construção; Topografia; Gestão de Obras; Instalações Prediais; Legislação e Normas Técnicas; Segurança do Trabalho; Sustentabilidade na Construção.


Durante a exposição nos stands da feira das profissões os alunos apresentaram aos visitantes as atribuições desse profissional, as áreas de atuação, o mercado de trabalho, etc.


Conversamos com Lewy, estudante do 1º ano do curso, o qual afirma confiante que "o técnico em edificações trabalha na área da infraestrutura elétrica de um determinada edificação, fazendo plantas luminotécnica, projetos arquitetônicos e hidráulicos. Ao terminar o curso podemos empreender vendendo nossos próprios projetos, ou até me especializar na área da engenharia ou arquitetura".


3.Finanças

O curso técnico em finanças capacita profissionais para trabalhar com as rotinas financeiras de empresas, negócios, organização de custos, lucros, financiamento bancário, empréstimos, ivestimentos, etc. Atua também na organização contábil no geral, como ordens de pagamento, orçamentos empresariais, fluxo de caixa e muito mais. Esse conhecimento adquirido é utilizado como mecanismo de gestão dos recursos financeiros, visando proporcionar lucro.


Para Gabriel Braga,estudante do 2º ano, "o curso em si é muito importante, pois dá uma bagagem de educação financeira grandiosa, já que nele envolve tudo, desde matérias sobre cálculos, até matérias sobre a legislação."

Stand do curso na feira

Do profissional dessa área, exige-se habilidades como organização, planejamento, foco, raciocínio lógico e rápido e facilidade com números para se dar bem no mercado profissional. Algumas matérias estudadas no curso são: Matemática Financeira Aplicada; Funcionamento da Contabilidade nas Empresas; Tecnologias Financeiras da Informação; Mercado Financeiro e de Capitais; Orçamento Empresarial;Plano de Negócios; etc.


4. Design de Interiores

O designer de interiores busca criar, desenvolver e viabilizar a execução de projetos de decoração de interiores residenciais, comerciais, de vitrines,exposições; busca resolver problemas ligados à estética e à qualidade de vida, atender às necessidades dos usuários e melhorar a funcionalidade, incorporando elementos como forma, função, cores, texturas e ergonomia para criar soluções visualmente atraentes. Esse profissional também atua em lojas de móveis e acessórios, construtoras, ou no setor imobiliário, analisando e desenvolvendo projetos para a ambientação de espaços levando em consideração o conforto e o atendimento realizado, de acordo com as necessidades do cliente. Grande curricular de estudo: História da Arte; Estilos do Mobiliário; Ética e Postura Profissional; Teoria e Princípios da Iluminação; etc.


Durante a execução da Feira das profissões, no stand do curso de Design foram apresentados alguns dos materiais com os quais se executam os projetos, como tipos de madeiras, pisos, granitos, mármore,tecidos, texturas, cores. Como também foram expostos desenhos, como perspectivas, desenhos manuais, entre outros, e logo em seguida um pequeno percurso por uma planta baixa para ser montada seu layout pelas pessoas visitantes, e por último, os alunos do próprio curso estavam executando caricaturas dos visitantes. Segundo o próprio professor e tecnólogo da área Magno Holanda o curso possui carreira é promissora e o mercado de trabalho na região é amplo e crescente.


De acordo com as alunas Júlia Maria e Izabel, "o curso de design é excelente pelo fato de trabalhar o desenvolvimento artístico e o processo criativo da pessoa, ou seja do profissional, já que ao término do curso profissionalizante, os profissionais podem criar uma empresa ou juntar empresas do ramo imobiliário e arquitetura, ou unir os conhecimentos e fundar o próprio negócio, afirmam.


Alguns desenhos caricaturais produzidos pelos alunos designers Kleyton e Thaís Costa


5. Transações imobiliárias

O curso é voltado para quem está interessado em atuar no mercado imobiliário. Os alunos que fazem esse curso se tornam corretores e corretoras de imóveis, possuindo Matérias como economia fazendo com que eles tenham melhor noção de marketing e do mercado de trabalho, ética profissionais, financiamento imobiliário, avaliação de imóveis entre outros sendo autônomos diferente de outras profissões salário não fixo, ao encerrar o curso os profissionais recebem a carteira do cresci para que possam exercer sua profissão.


Conforme Júlia Maria, estudante do 1º ano do curso, "o curso está sendo gratificante pois mudou a minha forma de ver as coisas ao seu redor, principalmente no diz respeito às cores, vendas e principalmente às negociações. Ao iniciar esse curso você tem conhecimento de como funciona seu bairro, você aprende a ser um intermediário entre o comprador e o vendedor de imóveis. Nós aprendemos sobre marketing, financiamento e negociações" , finaliza ela.


Stand do curso na feira


Observação - os dois últimos cursos supracitados se alternam de um ano para o outro.



Acompanhe alguns momentos do evento:



 

Durante o evento ainda contamos com a cobertura jornalística para produção de reportagens e notícias feitas pelos alunos. Veja abaixo um exemplo:

Reportagem de Pablo - Vídeo e produção do aluno Pablo Levi e Pedro Kauan (Design de Interiores)



Galeria de fotos


Feira das profissões - Edição 2022 aqui

bottom of page