top of page
Buscar
  • Foto do escritorRSC NEWS

Esportes na região nordeste brasileira: negligência ou protagonismo?

Autores: Cícero Ayslan, Guilherme Nycolas, João Paulo (2º ano B - Finanças 2023)

Imagem - Freep!k 


O Nordeste é, sem dúvidas, uma das regiões brasileiras mais ricas e culturalmente diversificadas. Pensou em viajar, férias? O destino certo é Fernando de Noronha (Pe), Maragogi(AI), Jericoacara (Ce), Porto de Galinhas (Pe) as quais são conhecidas por suas belas praias, culinária única e um povo acolhedor e vibrante. No entanto, quando se trata de esportes, a realidade é bem diferente, já que essa região tem sido negligenciada em termos de investimentos e de apoio aos atletas locais, e isso tem impactado negativamente o desenvolvimento esportivo e a qualidade de vida da população.


Um dos principais problemas é a falta de infraestrutura esportiva. Em muitas cidades do Nordeste, as condições dos espaços para a prática de esportes são precárias, com falta de iluminação adequada, gramados malcuidados e estruturas insuficientes. Isso afeta diretamente a formação de novos atletas e o desempenho dos que já estão em atividade.

 

Além disso, a falta de incentivos financeiros de órgãos públicos e de patrocínio de Instituições privadas dificultam a participação dos atletas nordestinos em competições de alto nivel, muitas vezes, limitando-os a participação em eventos locais e regionais. Isso acaba afastando muitos jovens talentos do esporte e privando o país de ter representantes de excelência em diversas modalidades, e no pior dos casos, os futuros atletas desistem da carreira por celeumas externas, tornando-se vulneráveis ao subemprego e até ao aliciamento no crime.

 

Um exemplo desse descaso é o levantamento feito pelo Ministério da Cidadania, a partir do censo escolar de 2021, que apontou que quase metade das escolas de educação básica do país não tem nenhum espaço para os alunos praticarem esporte. E no Nordeste isso não é diferente.

 

Outro fator que contribui para o descaso em relação aos esportes no Nordeste é a falta de políticas públicas específicas para a área. É necessário, pois, que haja um plano de desenvolvimento esportivo para a região, no qual inclua a construção e reforma de espaços para a prática de esportes, investimentos em equipamentos e ações que incentivem a formação de novos atletas.

 

É fundamental também que os governos, a iniciativa privada e a população em geral se unam para mudar essa realidade. É preciso que todos se envolvam nessa luta. Investir em esportes não é apenas uma questão de lazer e entretenimento, mas de saúde e bem-estar da população, vale ressaltar ainda que o esporte é um importantíssimo meio de integração social. Além disso, o esporte pode ser um importante vetor de desenvolvimento econômico, gerando empregos e movimentando o turismo na região.

 

É hora de olhar para o Nordeste com mais atenção e reconhecer o potencial dos atletas locais. Investir en esportes é investir no futuro da região e do país como um todo. É preciso mudar essa realidade e dar às crianças e jovens nordestinos a oportunidade de sonhar e realizar seus sonhos por meio do esporte. Vamos ao nosso futuro! Ao futuro promissor!

bottom of page