top of page
Buscar

INTEGRANDO SABERES II

Instituição de ensino, Raimundo Saraiva Coelho (RSC), realiza encontro de integração com escolas profissionalizantes parceiras


Autoria: Eloísa Helena e Gisely Lima (2C), João Vinicius e Pedro Victor (2B) e Mary Bianca e Iany Victória (2A)

Orientação e co-edição: profª Gervaní Magalhães

Integrando Saberes - Edificações

A escola E.E.E.P. Raimundo Saraiva Coelho realizou sua 2ª edição do “Integrando Saberes”, nos dias 18, 19 e 20 de outubro, unindo seu eixo infraestrutura - composto pelos cursos: Desenho da Construção Civil e Edificações - e o curso de Finanças. Durante esses três dias, cada curso, reuniu-se, respectivamente, com alunos de outras EPs convidadas, que possuem curso/eixo semelhante, no intuito de os estudantes interagirem e compartilharem saberes e experiências.


Para Valmir, professor coordenador do curso Desenho da construção civil da EEEP Rita Matos Luna | Jucás CE, a “integração entre as escolas profissionalizantes é essencial para a formação pessoal e profissional dos estudantes, e quero parabenizar vocês alunos pelas apresentações, [foi] algo bem planejado, todos os pontos bem trabalhados e, principalmente, bem executados.


O evento:

A dinâmica de interação ocorreu, nos três dias, de maneira semelhante: a turma anfitriã do dia recebeu a outra escola / turma visitante com boas-vindas e dinâmicas de apresentações que variaram entre peças teatrais, dança, palestras com profissionais sobre tema relacionado ao curso, experiências dos alunos e momento musical para descontrair. Veja:


  • Integrando Saberes – DCC:

No dia 18, o curso Desenho da construção civil RSC recepcionou colegas do mesmo curso da EEEP Rita Matos Luna | Jucás CE. Houve apresentações de música e de danças coreografadas e palestra sobre com o engenheiro João Paulo Coelho - professor e Tecnólogo da Construção Civil – e outros convidados, sobre o tema: “Tijolo ecológico e seus benefícios para o meio ambiente (sustentabilidade) e sustentabilidade na construção civil” e encerramento com músicas ao vivo, cantadas pelos próprios alunos artistas da escola.


Ao final desse dia de evento, foram só elogios dos visitantes: a professora Elielda disse estar positivamente surpresa com a criatividade e o nível das apresentações, o comportamento e a dedicação dos estudantes. “aqui tem vários talentos, inclusive a gente tá pensando de levar uns 20 a 30 (rs’)... só parabenizar a escola”. Já o aluno visitante, Max, disse à nossa equipe que a sua experiência participando desse evento foi emocionante. “eu ia cantar as músicas só que aí eu chorei e não consegui cantar... foi super incrível a experiência” – nos conta ele. Além disso, o momento foi rico – continua Max - pois “me importo muito com o meio ambiente e a sustentabilidade, e saber que na construção civil, você faz a construção, você planeja pra ter um orçamento mais barato e acaba poluindo muito...precisamos muito evoluir, e saber [na palestra] que tem gente pensando em opções mais sustentáveis é muito legal”.


Imagens das apresentações de Desenho da Construção civil



  • Integrando Saberes – Edificações:

Na quarta-feira, dia 19 de outubro, foi a vez da turma de Edificações anfitriã recepcionar a EEEP Balbina Viana Arrais | Brejo Santo Ce. No evento houve um seminário sobre telhas solares, peça teatral de reapresentação da releitura do Clássico literário Dom Casmurro, de Machado de Assis, palestra sobre tijolo ecológico (a mesma do dia anterior), dança e um show ao vivo com artistas do 2º A, Sarah Bianca, Maria Luyza, Carlos Henrique Lima e Carlos Henrique Chagas. (foto ao lado).


Para a aluna convidada, Evelyn (Edificações), o evento foi além de interativo, proveitoso, de muito aprendizado. “Momentos assim, revigoram... [a expectativa] é continuar estudando e começar a trabalhar na área”.


Imagens das apresentações de Edificações


  • Integrando Saberes – Finanças x Comércio:

E por fim, no dia 20, o curso Finanças (turmas 2º e 3º anos) recebeu a turma de Comércio da escola EEEP Professor Moreira de Sousa | Juazeiro do Norte Ce. O evento teve início com a palestra de um casal dono da empresa ‘’Recheios Delicia’’, para contar sua experiência empreendedora nesse ramo – com pouco orçamento a renomada empresa culinária.


Logo em seguida, alunos da Ep. Moreira de Sousa compartilharam suas experiências de estágio com os alunos RSC, e vice-versa: o líder do grêmio estudantil anfitrião, compartilhou seu empreendimento de Lettering e alunos da escola visitante apresentaram também excelentes projetos desenvolvidos no curso de Comércio, por exemplo, uma linha de roupas totalmente ecológica. Além disso, para entre as turmas, os alunos do 2B apresentaram um curta-metragem criativo – que fora produzido para a disciplina de Língua Portuguesa - sobre a obra literária ‘’O crime do Padre Amaro’’.


Ao término do evento conversamos com a professora Tamires - coordenadora do curso de Fianças da RSC. Segundo ela, a colaboração entre as turmas foi bastante proveitosa, pois além da integração entre os alunos de séries diferentes “da casa”, também puderam aprender um pouco sobre o curso de Comércio e entender as semelhanças e diferenças com o curso de finanças.


Imagens das apresentações do curso Finanças



SOBRE OS CURSOS ORGANIZADORES DO INTEGRANDO SABERES

É fato que, com o atual contexto de crises econômicas e sociais, as escolas profissionalizantes cumprem um papel importante na relação escola x trabalho, isto é, na preparação dos alunos para o mercado de trabalho. Sendo assim, além das disciplinas comuns do ensino médio, nessas escolas técnicas, os alunos também estudam disciplinas teóricas e práticas voltadas para a formação técnica profissional, por isso, a integração entre cursos e escolas é parte dessa prática para ampliar os saberes. Pensando nisso, conversamos com alunos e professores coordenadores de curso para entender o quão significativo é cada curso nessa pauta:


Técnico em Finanças

📸 da internet

O curso técnico em Finanças é voltado para a compreensão da rotina financeira das empresas públicas ou privadas, as fontes de financiamento, o custo do capital, para assim, gerir melhor recursos financeiros e garantir o lucro. Logo, o curso é para as pessoas que gostam de números e tem agilidade no raciocínio, e, durante os 3 anos de curso, o aluno aprende, entre outras coisas, a fazer levantamentos, planejamentos, análises financeira e contábeis.


De acordo com a coordenadora do curso de Finanças, Tamires, ‘’Finanças é um curso da área de gestão e negócio que prepara o profissional para trabalhar em qualquer área do mercado. Esse profissional está apto a auxiliar os gestores da área financeira a tomarem decisões com base em dados financeiros e econômicos’’


Para Carolina Fiuza, professora formada em administração, especialista em gestão financeira e coordenadora do curso de Comércio da EEEP Professor Moreira de Sousa, “a semelhança entre os cursos é que ambos – Finanças e Comércio - são organizados para formar alunos de modo que consigam dar suporte a todo tipo de empresas, para que elas sejam mais competitivas e empreendedoras”. Por isso, a integração entre esses estudantes é uma troca positiva.


Para saber mais sobre o que faz esse profissional, área de atuação, quanto ganha, clique aqui / Disciplinas do curso: link aqui


Técnico em Edificações

📸da internet

Esse curso é um ideal para aquele estudante que tem afinidade com infraestrutura, com área da construção civil. Nele aprende-se sobre o planejamento e execução de obras, sobre a supervisão das etapas da construção, assim como sobre o controle e licenciamento com base nas normas técnicas, de segurança do trabalho e legislações específicas, além de traçar alternativas para redução de custos, mas primando pela qualidade final e respeito ao meio ambiente.


À nossa equipe, a aluna Sarah Bianca, aluna do 2º ano curso, diz que o mercado de trabalho é bastante promissor aqui na região do Cariri. Ela pretende continuar trabalhando nessa área quando concluir o ensino médio, além de ter pretensão em se qualificar no curso superior em Engenharia Civil.


Carlos Henrique Chagas, também aluno de Edificações II, garante que o curso dará base na sua formação profissional e o ajudará na empregabilidade, pensa seguir carreira nessa área, “mas não para trabalhar no canteiro de obras em si”, futuramente será bacharel em arquitetura, para atuar nessa área também como professor.

Para saber mais sobre o que faz esse profissional, área de atuação, quanto ganha, clique aqui / Disciplinas do curso: link aqui



Técnico em Desenho da construção civil

📸 internet

O profissional dessa área desenvolve projetos ligados à Arquitetura e à Engenharia Civil. Desenha projetos arquitetônicos, estruturais e de instalações prediais, por isso preciso ter domínio do uso de instrumentos de desenho técnico e software específico.


De acordo com alunos do curso, esse profissional também elabora representação gráfica de projetos, prepara processos para aprovação de projetos de edificações junto a órgãos públicos, além de analisar executar anteprojetos (plantas baixas e complementares, como leiautes), entre outras atribuições.


Para saber mais sobre o que faz esse profissional, área de atuação, quanto ganha, clique aqui / Disciplinas do curso: link aqui

Comments


bottom of page